Inserção

Presidiários terão oportunidade de entrar na faculdade

Cursos de graduação serão ofertados pela UFERSA e será destinado aos apenados reclusos no Presídio Federal de Mossoró

Os apenados reclusos no Presídio Federal de Mossoró terão a oportunidade de entrar na faculdade e cursar uma graduação. O benefício que tem como objetivo contribuir para o processo de inserção de presidiários à sociedade, será oferecido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através do Núcleo de Educação à Distância (NEaD).

De acordo com informações fornecidas pela assessoria de comunicação da Ufersa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aprovou a oferta de 18 vagas no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, ofertado pelo NEaD/Ufersa, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A oferta das 18 vagas é a primeira ação relacionada ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Ufersa, a Penitenciária Federal de Mossoró e a Corregedoria Judicial da Penitenciária Federal. O acordo foi firmado em agosto de 2019, pela gestão passada, porém somente na atual gestão será executado.

Para a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, que também preside o Conselho da Comunidade da Penitenciária Federal de Mossoró, o projeto se mostra de grande importância para o processo de ressocialização de presos. Postura também compartilhada pela Pedagoga da Penitenciária, professora Jussara Oliveira.

Segundo a coordenadora do NEaD/Ufersa, Kátia Cilene da Silva Moura, o programa é inovador, principalmente no que se refere ao curso que será ofertado. “Destacamos o caráter inovador da iniciativa tanto no que se refere ao tipo de curso ofertado, Licenciatura em Matemática, quanto à quantidade de pessoas privadas de liberdade que serão atendidas”, destacou.

Para Kátia Cilene, o projeto representa ainda uma retomada importante do programa de educação à distância. “Essa conquista representa um passo importante para a retomada do crescimento da EaD na universidade, além de reforçar o compromisso da Ufersa com a inclusão social e seu papel como instituição socialmente responsável na região onde atua”, complementou Kátia Cilene.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support