Campanha

Dia D contra o sarampo é neste sábado; veja onde tomar a vacina em Mossoró

Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.

Neste sábado (19), será realizado em todo o país o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.

O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais.

A mobilização nacional de amanhã integra a primeira fase da campanha, até 25 de outubro, voltada a crianças com idade entre seis meses e 4 anos. Os bebês de até um ano apresentam coeficiente de incidência da doença de 92,3 a cada 100 mil habitantes, 12 vezes maior do que as demais faixas.

Mossoró

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró vai abrir neste sábado (19) as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e a UBS Luiza Vanessa na Maísa, zona rural. Os horários de vacinação vão ocorrer das 8h às 17h sem fechar para almoço.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo vai acontecer em duas etapas. A primeira entre os dias 7 e 25 de outubro para, preferencialmente, crianças de 6 meses a menores de 5 anos que não tenham se vacinado, tendo o Dia D de mobilização nacional no dia 19 de outubro.

A segunda no próximo mês, de 18 a 30 de novembro, para jovens e adultos de 20 a 29 anos que não tenham se vacinado, com o Dia D no dia 30. A Secretaria de Saúde recebeu 3.000 doses extras para esta fase da Campanha contra o Sarampo.

De acordo com uma estimativa do Ministério da Saúde (MS), 2.991 crianças devem ser imunizadas durante o período de Campanha na cidade. A Secretaria de Saúde deve atingir, pelo menos, 95% de cobertura vacinal desse público.

O MS não informou o quantitativo a ser imunizado do público adulto. O coordenador das Imunizações Municipal, Etevaldo de Lima, esclarece que essa Campanha contra o Sarampo é mais uma iniciativa do Ministério da Saúde para fazer com que as pessoas procurem as UBSs para se vacinar.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support