alimentação

Secretaria negocia redução do preço dos itens da merenda escolar

A economia, que chegará a 216 escolas estaduais, representa uma melhoria na qualidade da alimentação oferecida aos alunos, uma vez que a escola poderá ampliar a quantidade de alimentação comprada

A alimentação escolar é um elemento fundamental para o desenvolvimento integral do estudante. Cada escola é responsável pela compra dos itens que compõe o cardápio oferecido nas unidades de ensino. Essa compra é regida por uma lista de gêneros alimentícios, escolhidos pelo setor de alimentação escolar da Secretaria de Educação do RN, e fornecida por meio de licitação. Em diálogo com a empresa fornecedora da merenda, tendo em vista o uso eficiente do erário, a SEEC negociou a redução dos valores dos produtos, gerando uma economia de R$ 300 mil.

A economia, que chegará a 216 escolas estaduais, representa uma melhoria na qualidade da alimentação oferecida aos alunos, uma vez que a escola poderá ampliar a quantidade de alimentação comprada. “A redução dos preços foi alcançada pela capacidade de diálogo entre a secretaria e a empresa licitada. Observando que é possível diminuir os valores, as escolas poderão escolher mais produtos, aumentando, por exemplo, a quantidade de merenda servida”, explicou Josélia Maria da Silva, presidente do Conselho de Alimentação Escolar.

A alteração de preços foi publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (13). A SEEC também instituiu a Comissão Especial de Acompanhamento da Comissão de Pesquisa de Preços, para fiscalizar o resultado das planilhas dos preços dos gêneros alimentícios da alimentação escolar da Rede Estadual de Ensino.

A alimentação escolar é executada de forma descentralizada, de maneira que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassa recursos à SEEC que, por sua vez, transfere os valores, em dez parcelas anuais, aos caixas das escolas.

A equipe de nutricionistas da Subcoordenadoria de Assistência ao Educando (SUASE) e os técnicos das oito Diretorias Regionais de Alimentação Escolar (DRAE) são responsáveis pela elaboração dos cardápios e também realizam visitas técnicas para supervisionar a execução dos Programas da Alimentação Escolar destacando a organização de estoque de gêneros alimentícios, condições higiênico-sanitárias das Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), preparo dos alimentos, fiscalização da entrega dos gêneros pelos fornecedores, vistoria das prestações de conta e fiscalização do trabalho dos manipuladores de alimentos.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support