2022 o ano de acessos para o RN
• O nosso RN já foi a terceira força do futebol nordestino, perdíamos tão somente para Bahia e Pernambuco. Só que fomos ultrapassados por todas as federações da região e ficamos em último. Isso mesmo, último lugar no Nordeste. ABC e América, times de tradição, disputando a última divisão do Brasileirão.
• O ABC, que já conquistou o título nacional da série C, em 2010, só ficou um ano na D. Já o América passou uma temporada de cinco anos por lá. Só que 2022 trouxe ao RN a glória de ter os seus dois maiores clubes subindo de série e podendo ser campeões nacionais .
• O ABC conseguiu ascender a série B com uma rodada de antecedência vencendo o Paysandu por 1 a 0 e dificilmente não estará na final da terceirona. O América já na final da D venceu a primeira partida por 2 a 0 o Pouso Alegre, de MG e deve conquistar o título nacional.
• Tudo isso significa dias melhores para o nosso futebol. Todo mundo sai ganhando, inclusive os times do interior. O nosso campeonato passa a ficar mais atraente de uma forma geral.
• No próximo ano o RN vai tá nas séries B, C e D: ABC na B, América na C e Potiguar de Mossoró e Globo na D. A Copa do Brasil o nosso Estado ganha mais uma vaga e Copa do Nordeste também.
• Em meio a tudo isso tem a segunda divisão do RN já batendo a porta e a perspectiva de termos o tradicional Baraúnas voltando a primeira divisão. 2023 deve ser realmente o ano da volta do crescimento do futebol potiguar.
• Na série A do Brasileirão, o Palmeiras segue a passos largos para conquistar o título nacional. Seus adversários mais fortes estão sempre tropeçando é assim o caminho vai ficando livre. Diferentemente do Flamengo que decidiu priorizar as “Copas” – Libertadores e Copa do Brasil- o Verdão só tem mesmo o Brasileirão.
• No clássico Fla Flu, de ontem ficou comprovada a freguesia. Nas últimas sete partidas o Flu venceu o poderoso Fla por cinco vezes, perdeu uma e empatou outra. Por isso que a torcida do Fla tinha preferência de enfrentar na final da Copa do Brasil pelo Corinthians. Digo mais, o Fla pode confeccionar as faixas de campeão para a Libertadores e Copa do Brasil, sendo essa última a mais fácil.
• Na Série B, o Cruzeiro deve ser o campeão. Até aí nenhuma novidade. Cruzeiro, Bahia e Grêmio, acho que estão praticamente garantidos na A do próximo ano. O Vasco é quem vive de maltratar sua torcida, por isso não se pode cravar ainda seu acesso a série A. Na quarta posição mas observando muitas equipes próximas. Se vencer os jogos em casa, deve carimbar o passaporte. Aliás, é só o que tem feito: vencer em casa. Aguardemos então!