Paulo Pinto
Cronista e colunista com passagem pelos jornais Gazeta do Oeste e O Mossoroense, editor e escritor de livros. Apaixonado e atento observador da cena urbana e comportamento.

BLACK SATURDAY

Ontem foi o último dia de mudança de partido dos que pretendem concorrer a um cargo nas eleições 2020. Dia  de grandes tensões, acordos, intrigas e  promessas entre os vereadores que tentam viabilizar reeleição. A caça de nomes para montar nominata e dispostos a “fazer esteira” tem rendido momentos felinianos. A tensão gerou gritos e dedo na cara, os acordos incluem “três empregos e um carro de mão”, as intrigas lavam roupa suja…
Leia mais...

12 MÚSICAS ESSENCIAIS NA CULTURA BRASILEIRA – MAS CENSURADAS DURANTE A DITADURA MILITAR

De YOLANDA REIS para a RollingStone AI-5, ato institucional de 1968, exigia liberação de músicas, filmes e mais previamente à publicação; Chico Buarque, Gilberto Gil, Gal Costa e outros artistas essenciais brasileiros foram reprimidos Em 1 de abril de 1964, começou o Regime Militar no Brasil. Uma das maiores lembranças da ditadura é o Ato Instucional nº5 - ou AI-5. Este, de dezembro de 1968, instaurou regras como junção dos poderes…
Leia mais...

ROTINA BREVE

Em virtude da pandemia do coronavírus COVID-19 e segundo recomendações do Ministério da Saúde, estamos todos em confinamento com objetivo de achatar a curva do contágio e viabilizar os atendimentos do sistema de saúde do país. Nesse momento de distanciamento social é fundamental ter um controle emocional e mental, pois a rotina tradicional de sair para trabalhar, malhar, encontrar amigos e passear está suspensa. Além de várias…
Leia mais...

OS CIRCUITOS DOS RICOS E FAMOSOS QUE DISSEMINARAM CORONAVÍRUS NO BRASIL

Por Eliane Trindade   É VIP o circuito que conta a chegada do coronavírus ao Brasil por meio de viajantes a bordo de jatinhos ou em voos internacionais de primeira classe ou executiva. A disseminação da Covid-19 em terras brasileiras passa por eventos sociais em points do litoral baiano, como Trancoso e Itacaré, e no tradicional Country Club do Rio de Janeiro. “O vírus foi trazido por uma elite viajada, veio de fora e se propagou…
Leia mais...

ARRE!

Bom dia a todos! Eu não entendo porque, atualmente, tudo tem que ser polarizado, até mesmo quando o tema em pauta é saúde pública, sobrevivência, algo desejado por todos, independentemente da posição político partidária e/ou ideológica de cada um. Que coisa chata! A turma do “...quanto pior, melhor!”! Esquecendo que se a lona do circo pegar fogo, o risco de queimaduras é para todos, e não só para quem está no picadeiro. Só se vê…
Leia mais...

OS TEMPLOS DE OLHOS BEM FECHADOS

Enquanto evangélicos, pentecostais e adventistas, dão assistência física – comida, roupa, cobertores e material de higiene pessoal - e espiritual aos moradores de rua que ficam no entorno da Catedral de Santa Luzia, os católicos apostólicos romanos fecham as igrejas e apenas celebram missa para a TV e NET. Nem uma Ave Maria e nem um pedaço de pão. Será que não veem que “Deus até fica zangado vendo alguém abandonado pelo amor de Deus”.…
Leia mais...

CAMPANHA

Tudo começou num grupo de whatssap – sugestão do jornalista Tuca Viegas a partir de post da secretária  municipal da Saúde, Saudade Azevedo – um movimento com vista a cessão pelo grupo HapVida do seu hospital, em Mossoró,  para tratamento exclusivo da Covid-19. O hospital da HapVida vista está pronto para ser inaugurado e foi construído no Rua Raimundo Leão de Moura (rua localizada atrás do SESC). BLOCO NA RUA Enquanto…
Leia mais...

DE VIDAS, DE OMISSÕES E DE ALGUM DINHEIRO

Os meninos e as meninas da imprensa em Mossoró  imprensados por compromissos assumidos com as assessorias que prestam, andam na contra mão da divulgação de atos, ações e  atitudes diante do caos mundial instalado pelo novo coronavirus.   Venderam a alma e negociam a verdade talvez “por engano, vingança ou cortesia” nada é dito sobre o que foi e é feito pela Prefeitura de Mossoró pra conter a propagação do vírus.  Então, vejam... 1. A…
Leia mais...

MIREM-SE NO EXEMPLO

Castigados pela pandemia do coronavirus que os obrigou ao isolamento e um confinamento em suas residências, os italianos cantam para afastar o tédio e se manterem unidos, aplaudem o trabalho de médicos e enfermeiros que aplicam testes e cuidam de doentes e, em uníssono,  entoam de suas janelas e varandas Bella Ciao, canção popular italiana que se tornou símbolo de resistência contra o fascismo de Benito Mussolini durante o período da…
Leia mais...

FORA DA ORDEM

Mesmo com as recomendações das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, seguindo protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, para que eventos que reúnam mais de 100 pessoas sejam suspensos, alguns promotores dão as costas e os realizam. Ponto. Como diz Copélia, personagem criado por Miguel Falabela: Prefiro não comentar! QUE BONITINHO!  Do Glamurama Não está fácil e vale todas as alternativas para suportar as…
Leia mais...
1 De 14