Márcio Alexandre
Jornalista provisionado desde 1997, atuou 15 anos na imprensa de Mossoró, nos jornais O Mossoroense, de Mossoró, Gazeta do Oeste, Folha Potiguar e Correio da Tarde.
Professor da rede municipal de ensino de Mossoró, Bacharel em Direito e Mestre em Ciências Sociais e Humanas.

A escolha de Fátima

A governadora Fátima Bezerra optou por não aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, proposto pelo governo Bolsonaro. Com muita pressão e pouca informação, o presidente tentou que os Estados da federação participassem da proposta. Consultamos o site do programa e, pelo que lá está posto, há pouca informação para algo tão…
Leia mais...

A UERN de todos nós

O que é de todos, de todos deve receber a defesa. Assim como devemos todos nos orgulhar de seus feitos. E que feitos. Milhares de pessoas graduadas. Milhares de profissionais colocados no mercado de trabalho. Dezenas de milhares de sonhos realizados. Vidas transformadas. Transformações significativas, qualitativas. Aliás, qualidade tem sido a…
Leia mais...

Economia para o governo, arrocho para o trabalhador

Essa é a síntese da Reforma da Previdência. Aprovada com folga em primeiro turno no Senado, a proposta também deverá passar facilmente e votação no segundo turno. Pelas regras atuais, o governo deverá economizar R$ 860 bilhões em 10 anos. Se o governo vai economizar, significa dizer que alguém vai sair perdendo. Claro que num governo tão elitista,…
Leia mais...

Militarização do ensino

Militarizar o ensino é a grande aposta do presidente Jair Bolsonaro. Para os críticos da proposta, o que se quer, como esse tipo de educação, é subjugar os educandos. Educar muito mais com foco no medo de errar do que na vontade de aprender. As escolas militares, apontam as estatísticas, tem bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. Não…
Leia mais...

Quando o bom senso pede passagem

O jornalista, radialista e advogado Gustavo Negreiros, apresentador da Rádio FM 96, de Natal, esteve em no olho do furacão esses dias. Negreiros ofendeu ativista Greta Thunberg, de 16 anos. Segundo o jornalista, Thunberg – que apresentou denúncia na Organização das Nações Unidas (ONU) contra países que violam direitos humanos, entre eles o Brasil –…
Leia mais...

Estado assassino: o Brasil sangra

O Brasil é um dos países em que há registro excessivo de mortes provocadas pela polícia. Embora na atuação policial seja possível que haja ocorrências fatais, o número de pessoas que tombam pelas mãos do Estado cresce a cada dia. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil é o segundo país em que a polícia mais mata,…
Leia mais...

Fátima e a UERN

A gestão da professora Fátima Bezerra (PT) caminha para ser uma das que mais contribuíram com a caminhada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UEERN). Embora seja cedo para fazer assertivas a esse respeito, mas as ações iniciais da chefe do Executivo estadual, em relação à instituição apontam nessa direção. Senão vejamos: Em maio,…
Leia mais...

Fim do reajuste do salário mínimo

O governo Jair Bolsonaro trama mais uma artimanha contra o trabalhador. A (má) ideia da vez é retirar da Constituição Federal a obrigatoriedade de se reajustar o salário mínimo pela inflação. A intenção, como sabe, é economiza e, claro, achatar ainda mais a renda do trabalhador. Impressiona o quanto esse governo só adota medidas que penaliza os…
Leia mais...

Ameaças do poder não são apenas rompantes

O vereador Carlos Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro disse que por meio da democracia o Brasil não conseguirá as mudanças necessárias. O caçula do presidente, bem ao estilo dele, garante que foi mal-interpretado. Para a grande maioria da população, o vereador tentou, de forma sub-reptícia, ver qual a reação do povo a uma…
Leia mais...

Francisco Carlos, as emendas e a coerência

Um dos nossos maiores desafios enquanto ser humano para o exercício diário e inarredável da coerência é alinhar discurso e prática. Como o fazer é muito dinâmico, muito urgente, a nossa maior preocupação, então, deve ser com o verbo, o falar, o dizer. Entre todas as pessoas, parece-nos que os que estão mais sob a exigência de se agir com…
Leia mais...
1 De 10