Lemuel Rodrigues
Professor do Curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus de Mossoró. Formação em História e Ciências Sociais, desenvolve pesquisas sobre os Movimentos Sociais, Movimento Sindical, Religiões, Religiosidades e Cangaço. Responsável pelo Canal História Atual.
Minha Opinião

Centrão é comigo mesmo, TÁOKEI

Em abril de 2020 escrevi “Bolsonaro com Centrão, tem impeachment não”. Um ano e três meses depois volto a falar sobre o mesmo assunto, em volta de uma pitada de horror, que são as notícias recorrentes da manobra palaciana em aplicar um golpe de Estado numa eventual derrota de bolsonaro (com “b” minúsculo) nas eleições do ano que vem ou, o que parece ser uma piada, mas não é, caso as eleições não ocorram com cédulas impressas.  Que o…
Leia mais...
Minha opinião

Três anos sem corrupção

Calma! A frase acima não foi dita por mim, estou apenas reproduzindo o que li numa rede social na ocasião de um debate caloroso sobre o governo bolsonaro (com b minúsculo mesmo). Sempre que se fala nas sandices do atual inquilino do Palácio do Planalto, sempre aparecem o(a)s árduo(a)s defensore(a)s. Direito legítimo de cada cidadã(o) que votou e continua a defendê-lo. Poderia escrever centenas de laudas mostrando as ações desastrosas…
Leia mais...
Minha Opinião

O efeito Benjamin Button na política de Mossoró

Acompanhando a posse da “nova” Câmara de Vereadores de Mossoró e da eleição da mesa diretora, me veio na lembrança o filme O curioso caso de Benjamin Button, que tem como protagonista o ator Brad Pitt. E o que existe de semelhança entre o filme citado e a eleição de mesa diretora da Câmara Municipal? Aparentemente nada. Sou ouvinte assíduo das emissoras de rádios de Mossoró (AM e FM) acompanhando os programas de variedades e,…
Leia mais...
Minha Opinião

Soylent Green – No mundo de 2020

“Ó Deus! Que Deus senhor Roth, que Deus? Onde vai encontrá-lo?” O diálogo acima ocorre entre dois personagens do filme que dá o nome ao título do artigo. O filme foi lançado em 1973, e ainda muito jovem tive a oportunidade de assisti-lo. Confesso que sai do cinema assustado com as cenas e a ideia do mundo futurista. As cenas nunca saíram de minha cabeça. Sempre me perguntava se estaria vivo em 2020 e se presenciaria situações como…
Leia mais...
Minha opinião

A conexão internacional está se dando mais pelo capital do que pela solidariedade humana

Observando as últimas notícias sobre o avanço das pesquisas em torno da vacina contra a Covid-19 esperava ... uma preocupação maior com as regiões mais afetadas e os segmentos da sociedade que se encaixam nos grupos de riscos. A notícia da aquisição, por parte dos EUA, de alguns milhões de doses da vacina produzida pela indústria farmacêutica confirma o nível de solidariedade que nos deparamos diante de uma pandemia, ou seja,…
Leia mais...
Minha Opinião

O rapto dos cadáveres – Parte I

Em minhas andanças pelos sertões do Nordeste do Brasil acompanhando Paulo Gastão em suas buscas por remanescentes do cangaço – dai minha paixão pelos estudos sobre beatos e cangaceiros -, me deparei com situações inusitadas, histórias e estórias que dariam para escrever um best-seller. Numa das várias oportunidades que estive nos sertões da Bahia, lembro-me de um sábado do mês de maio de 1997, apesar da estiagem, chovia e fazia frio.…
Leia mais...
Minha Opinião

A Casa Grande fala, o Capitão do Mato age

Estamos caminhando em passos largos para alcançar o topo da pirâmide da pandemia do novo coronavírus. No momento em que estou escrevendo, já estamos em segundo lugar em número de casos e o quarto lugar em óbitos. Triste escalada para um país que é referência mundial no combate ao HIV/aids. Por que tanta disparidade? Não irei fazer um comparativo entre o HIV/aids e o coronavirus. Citei apenas para lembrar o pioneirismo do país no…
Leia mais...
Minha opinião

O ser(não) do Messias para seu ministério e seguidores

Acredito que o país inteiro estava no aguardo da liberação do vídeo da reunião ministerial ocorrida no dia 22 de abril. O vídeo é um dos documentos que pertencem ao inquérito envolvendo suposta interferência do Jair Messias Bolsonaro na Polícia Federal (PF), relatado pelo ex-ministro Sérgio Moro. Assisti ao vídeo em sua íntegra e confesso que teria sido melhor assistir a um Dorama coreano. Se fosse adepto do pensamento do Messias, em…
Leia mais...
Minha opinião

Como será o amanhã?

Tive a oportunidade de assistir no último dia 5/5, um debate promovido pelo Instituo Lula que contou com a participação do ex-presidente Lula – coordenando - e os ex-ministros da Saúde, senador Humberto Costa, deputado federal Alexandre Padilha, José Gomes Temporão e Arthur Chioro. Dentre os assuntos discutidos darei ênfase aos desafios do Brasil durante e depois da pandemia. Gostei da iniciativa do Instituto Lula em reunir quatro…
Leia mais...
Minha Opinião

Lavajatistas e Bolsonaristas: onde foi que eu errei?

No artigo anterior “Bolsonaro com o Centrão, tem impeachment não”, escrito antes da renúncia de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, argumentei que a aliança do presidente com a ala do Centrão daria ao mesmo uma vitória no Congresso em relação ao impeachment, haja vista a superioridade numérica dos parlamentares do bloco, o poder de influência que passariam a ter nos órgãos do Governo Federal e…
Leia mais...
1 De 3