Lemuel Rodrigues
Professor do Curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus de Mossoró. Formação em História e Ciências Sociais, desenvolve pesquisas sobre os Movimentos Sociais, Movimento Sindical, Religiões, Religiosidades e Cangaço. Responsável pelo Canal História Atual.
Minha Opinião

“O Chile é, agora, como a Suíça”

A frase acima foi proferida pelo ministro da economia Paulo Guedes ao Financial Times no dia 11 de fevereiro de 2019. Reproduzi a frase para que o(a) leitor(a) possa refletir sobre a situação vivida pelo Chile e construir sua própria avaliação sobre o quadro político e os reflexos das medidas adotadas ao longo das últimas quatro décadas no Chile e que serviu de inspiração para o Brasil no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Entender a…
Leia mais...
Minha Opinião

Fogo na floresta e óleo no litoral do nordeste

O ano de 2019 não tem sido fácil para o(a)s brasileiro(a)s, a verificar pelas mudanças ou continuidade de mudanças efetuadas pelo governo federal, algumas em sintonia com os governos dos Estados: reforma trabalhista, reforma da previdência, intervenção nas universidades públicas federais, congelamento de verbas públicas, privatizações, desmanche da Petrobras, entrega do pré-sal, das tragédias como Brumadinho, fogo na floresta e agora,…
Leia mais...
Minha Opinião

Governo prepara novo ataque ao movimento sindical

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) tem demonstrado claramente sua intenção de desmobilizar e enfraquecer o movimento sindical a fim de beneficiar o setor empresarial e avançar na flexibilização deletéria das leis trabalhistas. A portaria de criação do Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET) ligado a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho assinada pelo ex-deputado federal do Rio Grande do Norte Rogério Marinho tem como…
Leia mais...
Minha Opinião

Escola sem Partido e Future-se

* Lemuel Rodrigues Os ataques à escola pública e por conseguinte ao trabalho docente vieram na esteira do projeto de desmanche do setor público que ganhou corpo nas últimas décadas do século passado com o estímulo ao mercado educacional e com o surgimento de grupos empresariais que transformaram o ensino num negócio lucrativo. O primeiro passo seria desqualificar o ensino público, para construir argumentos no sentido da…
Leia mais...
Minha Opinião

Fest Bossa & Jazz e Auto da Liberdade

Por Lemuel Rodrigues* Me senti órfão de boa música neste mês de setembro com o cancelamento do Fest Bossa & Jazz, um evento que já estava marcado em meu calendário anual de festividades. Como não sou adepto aos shows do Cidade Junina na Estação das Artes por questões de segurança e não de gosto musical, ficava esperando a divulgação do calendário e as atrações do festival. Rever amigo(a)s, bater um bom papo, curtir uma boa…
Leia mais...