Lemuel Rodrigues
Professor do Curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus de Mossoró. Formação em História e Ciências Sociais, desenvolve pesquisas sobre os Movimentos Sociais, Movimento Sindical, Religiões, Religiosidades e Cangaço. Responsável pelo Canal História Atual.
Minha Opinião

O efeito Benjamin Button na política de Mossoró

Acompanhando a posse da “nova” Câmara de Vereadores de Mossoró e da eleição da mesa diretora, me veio na lembrança o filme O curioso caso de Benjamin Button, que tem como protagonista o ator Brad Pitt. E o que existe de semelhança entre o filme citado e a eleição de mesa diretora da Câmara Municipal? Aparentemente nada. Sou ouvinte assíduo das emissoras de rádios de Mossoró (AM e FM) acompanhando os programas de variedades e,…
Leia mais...
Minha Opinião

Soylent Green – No mundo de 2020

“Ó Deus! Que Deus senhor Roth, que Deus? Onde vai encontrá-lo?” O diálogo acima ocorre entre dois personagens do filme que dá o nome ao título do artigo. O filme foi lançado em 1973, e ainda muito jovem tive a oportunidade de assisti-lo. Confesso que sai do cinema assustado com as cenas e a ideia do mundo futurista. As cenas nunca saíram de minha cabeça. Sempre me perguntava se estaria vivo em 2020 e se presenciaria situações como…
Leia mais...
Minha opinião

A conexão internacional está se dando mais pelo capital do que pela solidariedade humana

Observando as últimas notícias sobre o avanço das pesquisas em torno da vacina contra a Covid-19 esperava ... uma preocupação maior com as regiões mais afetadas e os segmentos da sociedade que se encaixam nos grupos de riscos. A notícia da aquisição, por parte dos EUA, de alguns milhões de doses da vacina produzida pela indústria farmacêutica confirma o nível de solidariedade que nos deparamos diante de uma pandemia, ou seja,…
Leia mais...
Minha Opinião

O rapto dos cadáveres – Parte I

Em minhas andanças pelos sertões do Nordeste do Brasil acompanhando Paulo Gastão em suas buscas por remanescentes do cangaço – dai minha paixão pelos estudos sobre beatos e cangaceiros -, me deparei com situações inusitadas, histórias e estórias que dariam para escrever um best-seller. Numa das várias oportunidades que estive nos sertões da Bahia, lembro-me de um sábado do mês de maio de 1997, apesar da estiagem, chovia e fazia frio.…
Leia mais...
Minha Opinião

A Casa Grande fala, o Capitão do Mato age

Estamos caminhando em passos largos para alcançar o topo da pirâmide da pandemia do novo coronavírus. No momento em que estou escrevendo, já estamos em segundo lugar em número de casos e o quarto lugar em óbitos. Triste escalada para um país que é referência mundial no combate ao HIV/aids. Por que tanta disparidade? Não irei fazer um comparativo entre o HIV/aids e o coronavirus. Citei apenas para lembrar o pioneirismo do país no…
Leia mais...
Minha opinião

O ser(não) do Messias para seu ministério e seguidores

Acredito que o país inteiro estava no aguardo da liberação do vídeo da reunião ministerial ocorrida no dia 22 de abril. O vídeo é um dos documentos que pertencem ao inquérito envolvendo suposta interferência do Jair Messias Bolsonaro na Polícia Federal (PF), relatado pelo ex-ministro Sérgio Moro. Assisti ao vídeo em sua íntegra e confesso que teria sido melhor assistir a um Dorama coreano. Se fosse adepto do pensamento do Messias, em…
Leia mais...
Minha opinião

Como será o amanhã?

Tive a oportunidade de assistir no último dia 5/5, um debate promovido pelo Instituo Lula que contou com a participação do ex-presidente Lula – coordenando - e os ex-ministros da Saúde, senador Humberto Costa, deputado federal Alexandre Padilha, José Gomes Temporão e Arthur Chioro. Dentre os assuntos discutidos darei ênfase aos desafios do Brasil durante e depois da pandemia. Gostei da iniciativa do Instituto Lula em reunir quatro…
Leia mais...
Minha Opinião

Lavajatistas e Bolsonaristas: onde foi que eu errei?

No artigo anterior “Bolsonaro com o Centrão, tem impeachment não”, escrito antes da renúncia de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, argumentei que a aliança do presidente com a ala do Centrão daria ao mesmo uma vitória no Congresso em relação ao impeachment, haja vista a superioridade numérica dos parlamentares do bloco, o poder de influência que passariam a ter nos órgãos do Governo Federal e…
Leia mais...
Minha Opinião

Bolsonaro com o Centrão, tem impeachment não.

Temos acompanhado nas últimas semanas o noticiário político nacional e observado o processo de desenlace do Nó Górdio em que se envolveu o presidente Bolsonaro. Sua incompetência, seu fascismo, apreço pela ditadura e sua paranoia anticomunista, dentre outros adjetivos, são insuficientes para justificar qualquer ação pró-impeachment. Porém, a desobediência às normas constitucionais, a afronta às orientações da Organização Mundial de…
Leia mais...

Sobre as inquietações de uma pessoa em situação de rua

Minha Opinião Só hoje tive a oportunidade de ler sua missiva e refletir sobre cada questionamento que fizestes. Não acho que tenhas exagerado em suas observações, pois, mesmo distante acompanho a situação de cada um(a) que me procura ano a ano. Nunca deixei de ler as correspondências que me chegam, porém, devo admitir que alguns pedidos são impossíveis de atender, pois não dependem de mim. Não sou o Senhor, que tem o poder sobre todos,…
Leia mais...
1 De 2