Mossoró

‍Vereadores declaram apoio à autonomia financeira da UERN

Autonomia garantirá maior independência na administração da Universidade

A Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN, presidida pelo vereador professor Francisco Carlos (PP), realizou uma reunião, na tarde desta segunda-feira, 06, para debater o projeto que visa conquistar a autonomia financeira da instituição.

O projeto de lei que busca a autonomia da UERN já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do RN pela governadora Fátima Bezerra (PT) e está próximo de ser analisado pelos deputados estaduais.

Durante a reunião, a reitora da UERN, Cicília Maia detalhou como funcionará a autonomia. Um documento com declaração de apoio foi assinado pelos vereadores e demais autoridades presentes e será encaminhado pelo vereador Francisco Carlos para a Assembleia Legislativa, como forma de apoio à iniciativa.

De acordo com Jadson Arnold, diretor da 12ª Direc, que representou a governadora Fátima Bezerra durante a reunião, o Governo do Estado reconhece os esforços e a importância da UERN para o RN e tem total interesse que seja aprovado.

A independência financeira possibilitará que os reitores da instituição possam gerir os recursos. Gastos como contas de serviços básicos, pagamento e contratação de terceirizados, valores para pesquisas, entre outros, poderão ser geridos diretamente pela Universidade, que passaria a receber um duodécimo do Estado.  Atualmente, a destinação dos recursos é decidida pelo Governo do Estado.

A secretária municipal de educação, Hubeônia Alencar, aproveitou a ocasião para destacar a importância da UERN na formação de professores e profissionais da educação de Mossoró. “Hoje, vemos que a maior parte do nosso quadro de educadores foi formada pela UERN. Ela tem um reflexo muito positivo na formação do cidadão, principalmente no interior do Estado”, disse.

Vereadores

A independência financeira da UERN recebeu grande apoio dos participantes. O presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (SD) colocou o Poder Legislativo de Mossoró à disposição da instituição. “Sou totalmente favorável ao projeto. Faço um elogio à governadora Fátima pela iniciativa e quero lembrar que o legislativo municipal de Mossoró apoia e defende a UERN”, disse.

Os vereadores Paulo Igo (SD), Marleide Cunha (PT), Larissa Rosado (MDB) e Pablo Aires (PSB) também declararam apoio e ressaltaram a importância da instituição. “A UERN contribuiu e contribui para o desenvolvimento de Mossoró e região através das pesquisas desenvolvidas, da formação de profissionais e dos programas de extensão. A autonomia financeira é um passo importante para a instituição e tem nosso apoio”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support